![]() |
Na manhã desta terça-feira (6), a Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Associação Civil de Articulação para a Cidadania/Acari, realizou uma formação para profissionais da rede de proteção à infância e adolescência do município. A atividade, que aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, marcou o início das ações da campanha nacional “Faça Bonito”, voltada ao combate, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Participaram do encontro profissionais da assistência social, educação, saúde, cultura e representantes de instituições que compõem a rede de proteção, como a Vara da Infância, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, Conselho Tutelar e agentes de proteção.
A formação teve como foco principal o fortalecimento do trabalho intersetorial, a qualificação técnica sobre os fluxos de atendimento e a escuta especializada, além da promoção de debates sobre estratégias de prevenção e enfrentamento às violações de direitos.
"Essa formação é importantíssima para os profissionais da assistência social, principalmente aqueles que atuam nos equipamentos de ponta. Eles precisam estar capacitados, com informações atualizadas e organizadas, para atender melhor os usuários e protegê-los de situações de violência e abuso", destacou a assistente social, Keyty Nadzam.
Já a diretora de Proteção Especial da SEDES, Fátima Carvalho, reforçou o papel coletivo da rede. “A ideia de juntar todos é justamente disseminar e sensibilizar sobre as diversas violências que acometem crianças e adolescentes. Esse é um trabalho do CREAS, do CRAS e de todos nós que atuamos na rede."
A educadora social da Acari, Ailma Barros, também participou da formação e enfatizou a necessidade de espaços que promovam reflexão e atualização dos profissionais: "Vivemos um momento de muita informação, mas nem sempre ela chega de forma estruturada. Quando falamos de violência, especialmente a sexual, que tem características muito específicas, é fundamental refletir, sensibilizar e entender como enfrentá-la. A campanha ‘Faça Bonito’ completa 25 anos defendendo práticas positivas e a lei da escuta protegida. E, acima de tudo, é essencial falar sobre educação sexual com as crianças, ajudá-las a conhecer e proteger seus corpos, e identificar em quem podem confiar."
Compromisso com a proteção
A campanha “Faça Bonito” é um movimento nacional que reforça o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a formação, Juazeiro reafirma seu compromisso com a proteção integral das infâncias, mobilizando profissionais e a sociedade para atuarem de forma efetiva na garantia de direitos.
Via: Portal Spy