O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na noite deste sábado (06), da 7ª edição do Festival do Doce de Leite, no distrito de Juremal.
O evento, que teve início na sexta-feira (05) e segue até este domingo (07), celebra a tradição, a cultura e a força econômica do interior, reunindo apresentações culturais, shows musicais, exposições, feira de doces e artesanato, homenagens e, claro, os tradicionais doces de leite produzidos pela comunidade.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito anunciou três conquistas importantes para o distrito: a construção da adutora de abastecimento, que levará água tratada para todas as famílias, a reforma do Teatro e a pavimentação de 100% das ruas de Juremal. "Hoje é um dia simbólico para Juremal. Além de celebrarmos a riqueza cultural dessa comunidade tão acolhedora com o tradicional Festival, anunciamos obras que vão transformar a vida das pessoas. A adutora, a reforma do Teatro e a pavimentação total das ruas são compromissos que reafirmam nosso respeito, cuidado, carinho e nossa responsabilidade por Juremal ", destacou o prefeito.
O deputado estadual Zó ressaltou o papel do evento na valorização do interior. "O Festival do Doce de Leite é um símbolo da identidade de Juremal. Ver o apoio da Prefeitura e o compromisso do prefeito Andrei com obras estruturantes mostra que desenvolvimento se faz com respeito à cultura e à qualidade de vida do povo. Quero parabenizar, em nome de Lindomar e Xaveco, toda a equipe responsável pela organização do festival", ressaltou o parlamentar.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem a duas mulheres que representam a história e a identidade de Juremal: Maria Neide Gonçalves e Romilse de Siqueira (in memoriam). O público conheceu mais sobre as trajetórias das homenageadas, e o prefeito entregou uma placa de reconhecimento a Maria Neide e à sobrinha de Romilse, Inajara Siqueira. "Essas mulheres carregam a força da nossa gente e deixaram um legado que merece ser celebrado. Juremal tem memória, tem história e tem orgulho das suas raízes", afirmou Andrei.
Após a cerimônia, o prefeito, acompanhado do deputado estadual Zó, vereadores e secretários de governo, visitou a feira de doces e artesanato, conversou com produtores e moradores, e participou da degustação do tradicional tacho de doce de leite com pão caseiro — uma marca do festival.
O presidente da comissão organizadora, Lindomar Nunes, celebrou o crescimento do festival. "A cada ano, o festival se fortalece e mostra o talento dos nossos produtores. A parceria com a prefeitura é fundamental para garantir o sucesso do evento. Quero agradecer ao prefeito Andrei por ter anunciado mais conquistas para Juremal", comemorou Lindomar.
Moradores também destacaram as novidades anunciadas pelo prefeito. A aposentada Maria dos Santos, que participa do festival desde a primeira edição, falou sobre a alegria de ver o distrito avançar. "A gente sempre lutou pelo acesso à água e pela pavimentação. Saber que isso agora vai acontecer é uma vitória enorme. É um reconhecimento da nossa comunidade", avaliou.
O Festival do Doce de Leite é promovido pela Comissão Organizadora, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Rural (ADR), segue até este domingo, mantendo vivo o sabor e a história de Juremal, fortalecendo o orgulho e a identidade cultural do interior de Juazeiro.


